Chile não tem tradição de usar branco no réveillon mas roupa íntima tem que ser amarela
Resolvi passar a virada do ano em Santiago, no Chile, à princípio, seria em Viña del Mar, mas a preguiça me venceu e resolvi ficar por Santiago.
Na internet, li que a festa da virada na capital, aconteceria na Torre Entel.
Aconteceria mesmo, porque ela não é festejada há 5 anos.
Perguntei ao dono do apartamento, onde estou hospedado, quais festas populares tinham na cidade, porém, o jovem rapaz, não soube informar, citou algumas festas privadas como a do Clube Equestre.
Perguntei na portaria, disseram que as pessoas se juntam na Praça de La Moñeda, mas o problema seria a volta, já que o metrô, diferente de algumas capitais no Brasil, não funciona em horário especial, fechando às 23h, como em dia comum. O jeito foi voltar de táxi.
A festa não é igual no Brasil, preferi não fazer imagens, porque me senti um pouco inseguro. Não tem shows, não tem literalmente aquele calor, muito discreto em todos os sentidos, nada de exageros. Seria um acontecimento normal, se não fosse os chilenos fantasiados.
Diferente do Brasil, eles não usam branco na virada, mas se enfeitam com fantasias e adereços para comemorar a passagem do ano.
Outra superstição que os chilenos têm é usar a roupa íntima, calcinha e cueca amarela. Mas o significado é diferente do nosso. Enquanto no Brasil, as pessoas que optam usar amarelo na virada, estão desejando dinheiro no novo ano, aqui no Chile, usar a roupa íntima amarela, significa ter mais abundância na vida. Abundância em termo global, na vida amorosa, no trabalho, no financeiro, em todas as esferas.
Comentários