Sobrinho de sobreviventes em acidente de ônibus na Bahia comenta no meu v
Você usa cinto de segurança nos ônibus? Em um vídeo no meu TikTok, onde falo sobre o uso de cinto de segurança nos ônibus de viagens (Link aqui), que apesar de serem obrigatórios, não são usados pela maioria, teve o comentário do sobrinho de um casal, sobreviventes de um acidente (foto acima), que aconteceu em Teixeira de Freitas, na Bahia. Ele revelou que a tia precisou fazer uma operação no braço. O acidente deixou 9 mortos e dezenas de feridos, na última quinta (11). |
"Muito triste, meu tio e tia estavam (ônibus), graças a Deus não ocorreu nada muito grave, mas minha tia teve que opera o braço", contou Jão, que é do Rio de Janeiro, de onde o ônibus de excursão havia saído com destino a Porto Seguro.
No mesmo vídeo, menciono sobre uma fiscalização que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), fez em 2022, em pouco mais de 10 cidades brasileiras. O estudo mostrou que apenas 43% dos passageiros que estavam nos coletivos, usavam a proteção.
Vindo de encontro com uma pesquisa que realizei no meu Instagram (@rolecomroger), com pouco mais de 1800 seguidores, onde 47% disseram que só viajam com o uso do acessório.
Não se pode afirmar que as nove pessoas que faleceram nesse terrível acidente, estavam sem o cinto, mas uma adolescente que sobreviveu a tragédia, disse ao "Extra", que não usava o dispositivo de defesa e dormia em dois bancos, quando o ônibus tombou.
Em janeiro deste ano, outro terrível acidente, também na amada Bahia. Na ocasião, um micro-ônibus foi atingido por uma carreta e segundo a PRF (Fonte: Site G1), todos os passageiros estavam sem o cinto de segurança. Seis pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas. "Uma situação que acaba se verificando que tornou ainda mais trágico (o acidente), potencializando o quadro das vítimas, e que muitas estavam sem o cinto de segurança", disse o inspetor da PRF, Glauber Nunes ao G1.
Em 2023, um ônibus com torcedores do Corinthians, tombou em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 43 passageiros, 7 pessoas perderam a vida.
A perícia naquela época chegou a dizer que a condução estava com pneus desgastados, problemas nos freios e assentos faltando o primordial para salvar vidas, o cinto.
No mesmo vídeo, os comentários em sua maioria, falam sobre o não uso dele e por vários motivos. "Não gosto muito de usar o cinto de segurança. tenho ansiedade e me sinto presa". E há quem diga que nunca o obrigaram. "Não uso o cinto de segurança ao viajar de ônibus, nunca me obrigaram".
A obrigação realmente fica mais implícita do que explícita. O motorista faz o alerta (em algumas empresas antes da viagem), há algumas mensagens descritas nas poltronas (na maioria das empresas), mas não existe de fato uma cobrança, muito menos uma fiscalização nas estradas. Eu que viajo muito, nunca vi, nenhuma das duas.
Ônibus da Águia Branca com o alerta sobre o cinto |
Fica aqui, até mesmo o meu alerta. Alerta de um sobrevivente de uma tragédia de ônibus, que também deixou vítimas fatais e feridos (me incluindo), em 2013.
Se não fosse o cinto não estaria aqui escrevendo esse texto. Incomodando ou não, ele ainda pode te salvar, não confie no "não vai acontecer comigo", não arrisque!
Fica a dica!
Bom rolê e use o cinto!
Roger
Tiktok - @rolecomroger
Comentários