Ponte Rio Niterói é uma homenagem a um presidente da Ditadura
Inaugurada em 1974, naquela época a 2˚ maior do mundo, hoje a 23˚, ainda a maior da América do Sul, a ponte popularmente conhecida como 'Rio Niterói', na verdade se chama, 'Presidente Costa e Silva'.
Costa e Silva foi o segundo presidente da Ditadura Militar e foi justamente o mais violento. Durante sua gestão por exemplo, muitos artistas foram censurados e presos, entre eles, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gonzaguinha, Elis Regina e muito mais. Costa e Silva foi quem assinou o decreto para que a ponte pudesse ser construída, o que começou a acontecer em 1969.
Uma grande curiosidade é que quase 3 anos depois de sua inauguração, a cantora Maysa, perde sua vida em um acidente em 1977 aos 40 anos.
Quem aterrissa ou decola do Aeroporto Santos Dumond no Rio, fica encantado (a) ao ver a ponte de cima, como acontece com os que embarcam para Paquetá ou Niterói, nas barcas que saem da Praça XV, no centro da capital. Também é fato que a Ponte é um importante elo de ligação entre o Sul do Brasil, com o norte e nordeste.
Instagram - @rolecomroger Tiktok - @rolecomroger
|
Comentários