Como foi a 'Lavagem do Bonfim 2024', houve reclamações
Novidades integraram a festividade em 2024, mais de 30 mil águas (mineral) e protetores solares foram distribuídos de graça para os devotos. Pouco para mais de 1 milhão de caminheiros, mas já é algo, apesar dos valores dos ambulantes que ficam no trajeto, não serem abusivos.
A imagem do Senhor do Bonfim, chegou por volta de meio dia e quinze, dois cantores de opera entoaram o hino ao Senhor do Bonfim (logo abaixo), para comemorar os 270 anos da festa. Dez minutos depois, a missa, focada nas diferenças e pedidos de paz, se iniciava. Na homilia, solicitação para aceitação ao próximo, respeito!
Entretanto, falando em respeito, o público não gostou de esperar mais de 40 minutos, após o fim da missa e começo do ritual da lavagem das escadarias. Houve pedidos de respeito aos organizadores e vaias.
Por ali, disseram que a tal demora tinha nome, Bruno Reis (foto ao lado), prefeito de Salvador e candidato à reeleição. O que espero, não seja verdade, pois seria um desrespeito ainda maior para com os devotos e turistas PRESENTES. Uma senhora ao meu lado dizia se sentindo humilhada. "Nem a pé eles vieram, então não há motivos para esse atraso". Outros decepcionados relatavam que foi a primeira vez que esse GRANDE atraso, aconteceu.
Em qualquer lugar, seja da Colina Sagrada ou do início do cortejo, acompanhar a Lavagem do Bonfim é uma emoção. Mas confesso que ver a imagem chegar e perceber o brilho nos olhares das pessoas, a fé estampada em cada cidadão que lá estava é muito mais comovente. Só espero que não haja um atraso tão considerável em 2025.
Comentários