Você fica ansioso (a) quando vai viajar? Médico alerta para os riscos de não controlar a ansiedade

 

Ansiedade por até fazer com que a pessoa desista de viajar, como aconteceu com um ator



                        A maioria de nós, quando sabe que irá viajar, ou quando está próximo desse dia chegar, não consegue nem dormir, tamanho é a ansiedade. E ela pode nesse sentido, trazer muita angústia e medo.                 Quando falamos em viagem, ela pode trazer desespero para aqueles que têm medo de avião ou de estrada. Em muitos casos, pessoas deixam de realizar viagens, ou de dirigir nas estradas, por imaginar que algo possa acontecer. 


Continua após publicidade
Aproveite o feirão da Gol


                            Em 2020, durante o 'Que História é Essa Porchat', no GNT, o ator, Marcelo Serrado, contou que ao entrar em um voo, começou a ter calafrios e achou que a aeronave fosse cair, o artista deixou o avião e nada aconteceu com o voo. 
                   "Comecei a ater uns calafrios, tive uma premonição e por isso quis sair imediatamente (do avião)"


Veja abaixo o depoimento do ator



            De acordo com o DR Fábio Nascimento (foto), a ansiedade é um dos problemas mais comuns da atualidade. "Cada vez mais tenho atendido pacientes com quadros de ansiedade, muitas vezes que tem que realizar tratamento quase vitalícios para a condução, em alguns casos, pode ser evitado com um tratamento empático e direcionado"


                    O psiquiatra formado pela UFCG, membro da CPAH (Centro de Pesquisa e Análises Heráclito), os riscos para a saúde, caso a pessoa não consiga controlá-la. 


Como saber se tenho ansiedade?

Os principais sinais para identificar a ansiedade incluem preocupação excessiva, inquietação, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, distúrbios do sono e sintomas físicos como taquicardia, sudorese e tremores”.


A frequência e intensidade desses sintomas são importantes para distinguir entre ansiedade normal e transtorno de ansiedade. O diagnóstico é feito através de avaliação clínica, histórico e, em alguns casos, exames complementares, já o tratamento segue mesmo que a condição do paciente seja um transtorno específico de ansiedade” Explica Dr. Flávio H. Nascimento.


Se não controlar a ansiedade, quais os riscos à saúde?

Se a ansiedade não for adequadamente controlada, podem surgir diversos riscos tanto à saúde física quanto mental”.


A ansiedade não controlada pode desencadear sintomas emocionais, como depressão, irritabilidade, ataques de pânico e dificuldades em tomar decisões. O sono também pode ser afetado, gerando insônia e fadiga crônica. O funcionamento profissional e social pode ser prejudicado, levando a problemas de desempenho no trabalho, isolamento social e dificuldades nas relações interpessoais, por isso, o tratamento adequado é fundamental para evitar esses riscos à saúde” Explica Dr.  Flávio H. Nascimento.


Como o tratamento de ansiedade pode ajudar?

O tratamento adequado da ansiedade é fundamental para a recuperação dos pacientes. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é uma abordagem eficaz que ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos mal adaptativos”.


Na minha abordagem comprovado com método científico busco entender o paciente para personalizar seu tratamento de forma a evitar a extensão desnecessária do acompanhamento, fazendo com que o os resultados sejam mais duradouros” Afirma Dr. Dr.  Flávio H. Nascimento.


                                


Instagram - @rolecomroger
Tiktok - @rolecomroger



Comentários

¿Quieres viajar, bucear o comprar un paseo?

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19

Vai viajar para outro país? Contrate o seguro viagem da Allianz Travel com cobertura para Covid-19
Viagens dentro e fora do país, procure a Allianz. Faça aqui mesmo no blog pelo link

Postagens mais visitadas