Como o turista pode proteger as florestas
Na última segunda (17), foi comemorado o 'Dia de Proteção às Florestas' e o Ministério do Turismo, deu algumas dicas para que o turista possa curtir seu rolê, mas protegendo a natureza.
Conserve o destino
2 - Utilize menos plástico
3 - Não acampe em locais indevidos
4 - Não polua o ambiente
São ações que devem ser mantidas constantemente. O turista responsável precisa ter em mente que a natureza é a casa dos animais e plantas, então faça silêncio ao avistá-los.
Só se aproxime de animais ou plantas se for autorizado, o mesmo vale para alimentação, só se receber essa recomendação.
Não arranque ou degrade plantas, leve dali só fotos e boas recordações.
Faça trilhas seguras, o Mtur, em parceirias desenvolve a Rede Brasileira de trilhas de longo curso e conectvidade (clique aqui para connhecer). O governo atualmente reconhece 7 trilhas por meio de ação e outras 10 que estão em processo de reconhecimento.
Respeite as tradições locais
O destino que irá conhecer será um local de passagem é a casa de muitos outros seres humanos. Por isso, é importante respeitar as tradições e os costumes de quem mora no local turístico, como comunidades quilombolas e indígenas. Incentive o trabalho turístico feito por elas, você estará perpetuando a cultura brasileira.
Contrate quem é regularizado
O contato com a natureza se torna uma experiência marcante, em destinos que cuidam da natureza. O Ministério do Turismo, disponibiliza duas ferramentas: o mapa brasileiro de turismo responsável e o mapa de turismo sustentável no Brasil.
Instagram - @rolecomroger
Tiktok - @rolecomroger
Comentários