Turismo sexual o que é e como combater
Qual o seu objetivo quando planeja sua viagem?
Muitos vão dizer que é descansar, conhecer novos lugares ou voltar àquele que gostaram e que trabalharam meses para realizá-lo.
Mas para algumas pessoas esses objetivos são escusos e perigosos, não tendo nada a ver com viajar e sim explorar! O propósito é sexual, envolvendo prostituição e abusos sexuais.
Essa 'forma de turismo', que é crime (ART 31 - Código Penal), muitas vezes envolve a exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade e é uma violação dos direitos humanos.
Infelizmente muitos estrangeiros chegam ao Brasil imaginando que encontrarão sexo fácil e ágil, como mencionou um youtuber americano em Salvador, há poucos dias.
"Se você é homem e está sem transar no Brasil há muito tempo, deve ter algum problema com você", relatou o norte-americano que completou dizendo que as brasileiras são extremamente fáceis.
E ele não foi o único, pouco tempo antes desse caso, em meados de março, coaches, também dos Estados Unidos, foram investigados pela polícia brasileira, após serem acusados de turismo sexual. Eles promoveram um festa com o intuito de 'ensinar homens como pegar mulheres', detalhe, elas não sabiam sobre o tema da festa.
Diante dos casos, o 'Ministério do Turismo', teve rápida reação e lançou a campanha contra o assédio sexual, intitulado de "O Turismo respeita as mulheres".
E há muito o que ser feito nesse sentido e que as pessoas tenham mais conscientização e não tolerem ou incentivem.
Essa não é uma tarefa fácil e deve ter medidas em conjunto com a sociedade para o combate. Precisamos estar envolvidos nessa luta, engajados com medidas que incluem.
* Educação e conscientização - sobre os danos causados pelo turismo sexual.
* Leis mais duras e politicas públicas - para punir severamente esses criminosos, que acreditam que podem tudo o que desejam no Brasil e não é assim. Politicas para apoiar as vitimas com proteção.
E esse é um trabalho que também deve contar com ajuda internacional, já que a maioria desses agressores são do exterior. É de suma importância que o governo brasileiro fiscalize e monitore onde esse crime é comum, e acontece com maior frequência, bares, boates, hotéis, praias, estradas, etc.
Além de um trabalho de empoderamento nas comunidades carentes, com objetivo de prevenção.
Para qualquer denúncia o número é 100, que é um serviço do governo federal, onde recebe denúncias de violação dos direitos humanos. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, podendo ser acessado por qualquer cidadão. A denúncia inclusive é uma das principais formas para combater o turismo sexual.
Instagram - @rolecomroger
Tiktok - @rolecomroger
Comentários