O turismo passou por modificação após a pandemia?
Mas por outro lado a tecnologia acabou sendo aliada ao setor. Vimos surgir aplicativos para checkin, pagamentos, realidade virtual, reservas que podiam e ainda podem ser feitas online e até uma novidade, o turismo online, onde você pode visitar lugares como museus, parques e cidades sem pagar ou pagando algum valor simbólico.
O roteiro de muito viajante também mudou.
Em sua maioria destinos com ar livre, praias, parques e trilhas tiveram alta procura.
As companhias aéreas que durante o período de isolamento acumularam prejuízo acima de R$ 21 bilhões, tiveram que rever políticas de cancelamento e alteração nas passagens, até hoje muitas delas continuam sendo flexíveis nessa questão. Algumas passaram a oferecer vaucher ao invés do cancelamento. O mesmo aconteceu com hotéis e pousadas que viram o público diminuir por conta do isolamento social.
A pandemia trouxe à tona a importância da sustentabilidade e conservação ambiental, com turistas preocupados com opções ECO-FRIENDLY (destino amigável ao meio ambiente, que se preocupa com a consequência ambiental).
Porém vimos aumentar os crimes digitais durante o período e ainda vemos acontecer. Foram inúmeras fraudes online, com criação de sites e falsos hotéis, preços elevados por conta do período que passaram fechados, tornando-se abusivos, venda de pacotes que nunca foram feitos, entre outros.
E é muito importante se precaver pois os golpes continuam, então: compre sempre em sites confiáveis, esteja ciente dos valores locais e tome cuidado com suas informações financeiras.
Enfim, o novo turismo se tornou mais consciente e sustentável buscando conciliar economia, preservação ambiental e cultural.
Roger Ribeiro
Instagram - @rolecomroger
Tiktok - @rolecomroger
Comentários