Experimentei a maniçoba do estado do Pará, e????
Em Belém, onde provei a maniçoba é possível encontrá-la em inúmeros locais e por preços variados. O prato é super popular até no valor e é servido com alguns camarões e arroz branco.
Na mistura com a folha da mandioca, a maniva, carnes de porco e bovina.
A maniva (foto acima), folha da mandioca e cozida por uma semana para se retirar totalmente o ácido cianédrico da planta, que é venenoso.
No norte, alguns dizem que o prato é a feijoada deles, já que há uma semelhança entre as carnes, tirando é claro o acréscimo do camarão.
Apesar da origem indígena, existem outros estudos que apontam também origens africanas, justamente pelas carnes que compõem o prato, carnes que remetem ao passado das senzalas e comidas que eram rejeitadas pelos senhores.
A maniçoba é ainda mais consumida durante o 'Círio de Nazaré', uma das festas religiosas mais famosas do país.
Basílica de Nazaré - Belém
Quando experimentei, não imaginava que o sabor fosse tão forte. Não sou uma pessoa chata para comer, não recuso provar novos sabores e são poucas as comidas que não como.
Eu particularmente creio que experimentar um prato local e adentrar ainda mais na cultura daquele destino, em sua história e tradição.
Sempre que estou em um lugar, procuro pela comida típica, foi assim que me apaixonei pelo Acarajé.
Não sou expert em culinária, estou longe disso, amo viajar e odeio cozinhar (risos), mas por acreditar que a comida me conecta ainda mais com a viagem, experimento o que vier!
Quando provei a primeira vez o acarajé foi em Ilhéus, lá no início da adolescência e me apaixonei, dizem que o nosso paladar muda com o passar dos anos, em relação ao acarajé por exemplo, não mudou, pelo contrário, com o passar dos anos, só melhorou.
Porém isso não aconteceu com a maniçoba e me perdoem os paraenses e indigenas, não gostei do prato. Mas espero que meu paladar mude e quando voltar a Belém, eu diga, agora sim, me apaixonei!
O prato vinha com arroz, alguns camarões por cima, mas o que me incomodou foi realmente o sabor, achei muito forte e muito molhado. O sabor forte também está presente nas carnes, mas quero tentar comer novamente em uma breve volta ao Pará. E claro indico, mesmo dizendo, 'não gostei', pois nosso paladar não é o mesmo, o meu gosto também não.
Posso dizer que é forte!
Mas prove! Pois como digo sempre ao meu sobrinho, como poderá dizer se não gostou, se não provar?
Bom rolê!
Roger
Instagram - @rolecomroger
Twitter - @rolecomroger
Comentários