Há um ano a ITA interrompe seus voos, deixando milhares de passageiros na mão
A promessa?
Todos seriam ressarcidos, a empresa iria se reestruturar e voltaria a voar meses depois, relatou Sidney Paiva (até então diretor da ITA), à Roberto Cabrini, dias depois do ocorrido.
Mas a ITA não conseguiu se reerguer, pelo contrário, nove meses depois, o Grupo ITAPEMIRIM, teve falência decretada, os ônibus também deixaram de operar, centenas de credores não foram pagos. Funcionários e passageiros também afetados, salários e devolução do dinheiro, cadê? 👎
Paiva é afastado da direção do grupo pela justiça, dois meses após o fracasso da nova empresa aérea, que prometia voos com efeito lowcoast, abaixo do mercado.
Em julho, a justiça determinou a penhora de carros de luxo do empresário, entre eles um Porsche, uma Mercedes e um AUDI Q7, só esse avaliado em pouco mais de quinhentos mil, a dívida? R$ 1,2 milhão, penhorados para saná-la.
Os sete aviões alugados da empresa aérea, como citado mencionava voos baratos e desde o início entregaram serviços confusos e desastrosos, foram devolvidos aos donos, já nos meses seguintes. A volta da ITA, ficava impossível de acontecer.
A empresa até tentou fechar acordo com seus credores, mas sem sucesso. Alguém confiaria em uma empresa que já estava queimada no mercado, principalmente com os passageiros?
A ITA, espalhou frustração e pânico em uma data comemorativa, especial para a maioria das famílias.
No Tribunal de Justiça de São Paulo, ainda existem processos contra a empresa, nem todos os passageiros lesados tiveram seu dinheiro devolvido, pelo contrário, a reclamação ainda existe.
No site 'Reclame Aqui', dezenas e centenas de passageiros relatam que nunca receberam seu dinheiro de volta e não conseguem contato com a empresa.
Um passageiro de Rezende, no Rio de Janeiro, disse ter comprado sua passagem através de outro site, chegou a embarcar no Rio, com muitos problemas, mas na volta o transtorno foi maior.
"Logo na ida já tive problemas, minha viagem em família estava agendada para o dia 13/12/2021, destino Salvador, por problemas da empresa só embarquei dia 14. No retorno tive problemas, meu voo foi cancelado. Fui obrigado a comprar 4 passagens aéreas para minha família em outra companhia aérea, porque precisava retornar para minha casa". O passageiro ainda relatou que até o momento a empresa não lhe deu uma desculpa. "Vai completar um ano e nada de reembolso e nem satisfação".
As reclamações não param: "Fiz a compra de 4 passagens aéreas. Todos comprados em dezembro de 2021 e nunca fui reembolsado. Quero meu dinheiro de volta".
O contato difícil com a ITA é sempre um destaque, que merece atenção. "Comprei passagem em dezembro de 2021, no final de semana da viagem a empresa decretou falência e cancelou meu voo e solicitei reembolso no mesmo mês e em janeiro. Até o momento não recebi o reembolso e não consigo mais o contato com eles, não obtive retorno também por email".
No site 'Consumidor Gov', a realidade também é a mesma. O site da ITA já não está mais. Resta apenas a esperança dessas pessoas em ser um dia ressarcidas, por uma empresa que não devia nem ter recebido autorização para voar.
Instagram - @rolecomroger
Tiktok - @rolecomroger
rolecomroger@gmail.com
Comentários