Quem foi a primeira piloto de avião e quando ela tirou licença, você não vai acreditar na coincidência!
Imagem - Reprodução Internet
Há 112 anos, a primeira mulher piloto de avião do mundo, tirava sua licença e justamente no dia 8 de março de 1910.
Se atualmente o dia 8 de março, comemoramos o dia 'Internacional das Mulheres', naquela época o dia ainda não era especial, sendo oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas), 65 anos depois, em 1975.
Continua após publicidade
Elisam Léontine Deroche era francesa e tinha no currículo muitas profissões como atriz, escultora, balonista, ciclista e até piloto de carro. De acordo com pesquisas realizadas pelo blog, sua paixão por aviões teria surgido depois de seu primeiro, voo em uma aeronave dos irmãos Wright, pioneiros da aviação.
Reprodução Internet - Irmãos Wright
A atriz que também tinha outro amigo aviador, Charles Voisin, o convenceu a ensiná-la pilotar avião. O primeiro voo aconteceu em outubro de 1909, no campo de Aviação de Châlons, na França.
Naquela época o avião usado pela francesa, um monoposto, tinha que ter todos os comandos acionados pelo próprio condutor. Já em sua primeira aula, Daroche não obedeceu o que seria um regra, acelerou a aeronave, decolou e atingiu cinco metros de altura. Sua licença foi a de número 36, emitida pelo 'Aeroclube da França'. Logo depois começou a competir em campeonatos de avião em outros países como, Rússia, Egito e Hungria.
Sua paixão pela aviação, acabou também tirando sua vida. Nove anos após ter tirado sua licença aérea, Daroche seguiu para o Norte da França, para realizar um voo teste como piloto. Tudo seguia normalmente, mas na aproximação para o pouso a aeronave mergulhou em direção ao solo, vitimando a primeira piloto aérea do mundo a ter uma licença para voar. Daroche certamente serviu de inspiração para uma brasileira, que nasceu sete anos antes do primeiro brevê dado à uma mulher no mundo.
No Brasil, nascia Teresa Di Marzo, a primeira mulher a torna-se piloto no nosso país.
E no Brasil?
Comentários