Quais são as regras para crianças viajarem sozinhas de avião
Há alguns dias, a notícia de um menino de apenas 9 anos, que conseguiu embarcar em um voo de Manuas para São Paulo, sem passagem e sem acompanhante, deixou muitos pais preocupados. Mas você sabia, que crianças podem viajar sozinhas de avião?
Veja abaixo quais são as regras.
Vale a pena mencionar que crianças abaixo de 5 anos de idade, não podem viajar desacompanhadas de um responsável, mesmo que a empresa aérea ofereça o serviço, ele só é permitido à partir dessa idade.
- Autorização do juizado e da adolescência. O pai ou a mãe devem comparecer com documentos à Vara da Infância e da Juventude para solicitá-lo.
- Adolescentes de 16 a 18 anos completos, não precisam da autorização, sendo necessário apresentar documento de identificação com foto original. Apenas certidão de nascimento não será aceita.
- As empresas aéreas cobram pelo serviço quando o menor irá viajar sem os pais. Esse serviço deve ser requisitado antes do voo. A criança receberá auxílio do embarque até o desembarque no aeroporto de destino.
- No documento expedido, informações como destino e origem do voo devem estar presentes e são indispensáveis.
- Os dados da pessoa que irá receber a criança no aeroporto de destino também deverão estar presentes no documento.
- Algumas companhias também solicitam que os pais preencham um protocolo da própria empresa, então fiscalize junto à aérea.
- Em viagens internacionais a precaução deve ser maior e o responsável antes de adquirir a passagem deve entrar em contato com a empresa, pois algumas delas não permitem conexões feitas por menores de 16 anos desacompanhadas.
Comentários