Uso de máscaras pode se tornar opcional nas cidades do Rio e em São Paulo
As prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, estudam acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras nas próximas semanas.
No Rio de Janeiro, capital que mais sofreu com a variante Delta (Fonte G1), a Prefeitura, acredita que nos próximos 11 dias, com a cobertura vacinal atingindo 65% da população com a segunda dose ou dose única, o uso poderá ser extirpado.
A máscara na capital fluminense só estaria condicionada a locais fechados e com aglomeração.
Já em São Paulo, dados serão analisados para se estudar a possibilidade de não utilizar a máscara na cidade.
"O prefeito Ricardo Nunes nos pediu exatamente para que nós pudéssemos fazer uma avaliação em função dessa questão do uso da máscara. O uso da máscara na cidade de São Paulo é absolutamente decisivo para o controle da pandemia quando o prefeito Bruno Covas, tornou obrigatório a sua utilização. E a decisão da população foi muito grande, portanto o uso da máscara, mesmo com o avanço da vacinação, é muito importante", disse o secretário de saúde do município, Edson Parecido.
"A expectativa é que até o dia 15 de outubro 90% tenha já tomado a segunda dose da vacina, até o final de outubro seguramente chegaremos a 100% da população com a segunda dose, também até meados de outubro, já teremos dado a dose de reforço a toda população com mais de 60 anos e hoje nós temos uma média móvel de óbitos na cidade de 15 óbitos em 7 dias", afirmou o secretário. Edson ainda destacou que a cidade está próxima do controle da pandemia e de chegar a 0 óbitos.
Comentários