Jeff Bezos faz viagem ao espaço. Veja como foi e qual a diferença do voo de Richard Branson
A bordo da New Shepard, de sua empresa, Blue Origin, a viagem de Bezos, aconteceu pouco mais das 10h00 da manhã e contou com a presença de seu irmão, Mark Bezos, da ex-piloto americana de 82 anos, Wally Funk e do jovem holandês, Oliver Daemen, que teria vencido o leilão promovido pela Blue recentemente. Wally, inclusive se tornou a pessoa mais velha a viajar para o espaço, durante essa aventura.
Ao contrário da Virgin Galactic, a New Shepard, não utilizou pilotos para a viagem ao espaço, por ser de condução autônoma. O voo, durou pouco mais de 10 minutos, pousando cerca das 10:22 da manhã.
Toda a operação foi transmitida ao vivo para mais de 500 mil pessoas pelo canal do Youtube da empresa e a aterrissagem foi bastante comemorada por toda equipe com muita emoção e champanhe.
Voo subordinal
A viagem da New Shepard, que decolou das instalações da Blue Origin, no Texas, nos Estados Unidos durou cerca de 11 minutos, entre pouso e decolagem, sendo um voo subordinal.
Voo subordinal é aquele onde a cápsula (outra diferença de voo feito por Branson, na última semana), não entra em órbita no espaço, pois não tem velocidade suficiente para atingir o feito.
A New Shepard de Jeff Bezos que tem fortuna avaliada em mais de U$S 180 bilhões de dólares (mais de 945 bilhões de reais) é uma cápsula e foguete que funciona de forma autônoma. Foi o primeiro da Blue Origin, com humanos à bordo. O nome foi dado como homenagem ao primeiro astronauta americano, Alan Shepard que foi ao espaço no dia 5 de maio, em 1961.
A cápsula cabem 6 viajantes. Os espaços são pressurizados e o ambiente é totalmente controlado. Cada passageiro possui sua própria janela. Imagem/Blue Origin
Comentários