Grandes embarcações podem estar com os dias contados em Veneza, na Itália
Na década de 80, Veneza e sua 'Laguna de Venezia', entraram para a lista de 'Patrimônio da Humanidade'. De lá pra cá, a preocupação com os símbolos da cidade, conhecidos no mundo inteiro, só aumentou. As grandes embarcações são uma dessas preocupações, tanto que de acordo com ONGs, elas se chocam contra os prédios históricos e oferecem riscos ambientais, inclusive para moradores.
Os enormes navios que percorrem o Centro Histórico de Veneza, também preocupam os técnicos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que está em busca de uma solução para o problema.
Pode se chegar a conclusão até de proibir totalmente a permanência e o acesso das embarcações e inserir Veneza nos patrimônios em risco, que serão analisados em meados de julho.
Um decreto sobre proibição de navios, com mais de 40 mil toneladas, já havia sido aprovado em abril deste ano e a Autoridade do Sistema Portuário do Mar Adriático Setentrional, tinha 60 dias para lançar um concurso de ideias para solucionar o problema. Porém, até o momento nenhum anúncio foi feito. O prazo venceu no dia 1º de junho.
Instagram - @rolecomroger
Twitter - @OfcRogerRibeiro
Comentários