Por que conhecer a Ilha de Frades em Salvador?
Escolheu Salvador para suas férias ou para passar uns dias e quer fazer um roteiro diferente e cultural?
Sair daquela mesmice?
Vai conhecer a Ilha dos Frades.
A ilha está no centro da Baía de Todos os Santos e pertence à capital, Salvador.
São apenas 6 km de comprimento e tem formato de estrela de quinze pontas, com belas paisagens e praias, além da vegetação típica da 'Mata Atlântica', como o Pau Brasil.
Seu nome teria nascido após o assassinato de dois frades que pretendiam catequizar os índios Tupinambás que residiam no local.
A ilha também foi um importante entreposto dos escravos que chegavam ao Brasil.
A região teve na figura do Barão de Loreto, um dos personagens ilustres. Suas águas são cristalinas e calmas.
Praia da Ponta de Nossa Senhora
Na parte norte da ilha, encontra-se a 'Praia da Ponta de Nossa Senhora', que está entre o 'Morro de Nossa Senhora de Guadalupe' e o Oiteiro dos Carneiros.
A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe possui o 'Selo Azul'. O programa 'Bandeira Azul', são destinados às praias que possuem gestão ambiental, qualidade de água, segurança, serviços, educação ambiental, responsabilidade social e turismo sustentável.
A Igrejinha de Nossa Senhora de Guadalupe no Mirante é uma construção do século XVII. Abandonada ela foi recuperada pela 'Fundação Baía Viva em 2007'. no fundo da igreja o cemitério, formando algo muito característico daquele século, até meados do século XIX.
A igrejinha é tombada pelo 'Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia'. (IPAC - BA).
De acordo com publicação no site do IPC, não há exatidão de uma provável data que sua construção, mas seu fundador, seria Domingos Rodrigues, dono das terras ao redor e grade devoto da santa de Guadalupe.
Restaurante da Preta.
Instagram - @rolecomroger
Twitter - @OfcRogerRibeiro
Comentários