Morretes a cidade do famoso barreado está reaberta para visitação
De origem açoriana, com mais de 300 anos de preparo, o Barreado é um dos pratos mais famosos do Paraná (receita no caderno de culinária regional, na aba páginas). O prato se tornou um dos pontos turísticos da cidade de Morretes, no interior do Paraná, a 68,5 KM da capital, Curitiba.
A cidade é o destino final para quem viaja pelo luxuoso trem de Curitiba a Morretes (como você já leu aqui no Blog).
Continua após publicidade
Nas dezenas de bares e restaurantes do local, o que você mais encontrará é a oferta do Barreado. E não aconselho sair sem experimentar a iguaria dos morretenses, afinal é a tradição.
Até o século XVI, a região era território dos índios Carijós. E em 1646, após descoberta de jazidas de ouro, começou a ser povoada por mineradores vindos de São Paulo. Poucos anos depois, em 1721, nasce o povoado de Morretes.
Morretes está situada entre o litoral paranaense e a encosta da serra do mar.
Em seu roteiro, uma das estradas mais conhecidas do sul, 'A estrada da Gaciosa'. Cheia de curvas sinuosas, a estrada da Graciosa foi construída sobre a antiga rota dos tropeiros, que ligava Morretes a Curitiba.
As belezas da estrada da Graciosa chamam atenção. Quem passa por lá, sempre dá uma paradinha para apreciar a 'cachoeira da Graciosa'.
Ponte sobre a cachoeira da Graciosa.
Atravessando a ponte é possível ver a água passando debaixo.
Estrada da Graciosa
Com seu ar pitoresco e forte influência ancestral, Morretes ofecere bares, cafés e bistrôs, com público descolado e variado.
Os casarões antigos dão um ar old chic a cidade.
Retomada do turismo
Com grande influência turística, Morretes foi uma das cidades do estado que sofreram com a segunda onda da Covid-19. Mas no último final de semana, a cidade que estava fechada para o turismo, decidiu reabrir.
Mas atenção, é preciso antes de se dirigir para Morretes, fazer um cadastro na internet, para só depois ter acesso a cidade.
Para ir a Morretes é preciso acessar o site, www.morretesdestinocerto.com.br
realizar o cadastro onde contém, data de chegada, saída e dados pessoais. O visitante deverá imprimir o QR code e apresentá-lo junto com um documento com foto.
Comentários