Eleito pela TripAdvisor o Instituto Ricardo Brennand em Recife, impressiona pela suntuosidade
O Brasil tem inúmeros museus que são um verdadeiro deleite para os que gostam dessa atração.
Já vivi ótimas experiências no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, entre outras. Mas preciso confessar que minha passagem pelo Instituto Ricardo Brennand, me deixou bem impactado
Mas o que teria causado esse efeito?
Já na chegada ao museu, as belíssimas palmeiras imperiais impressionam o visitante. Você já pressente que o luxo do local somado à beleza natural irá proporcionar emoções.
Você sabia que o valor das 'Palmeiras Imperiais' podem chegar à custar mais de 10 mil reais
O nome 'Palmeiras Imperiais', surgiu após Dom João VI, ter plantado a Roystonea Oleracea, em 1809, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A planta acabou florescendo vinte anos depois e acabou sendo destruída por um raio em 1972.
O 'Instituto Ricardo Brennand', foi inaugurado em 2002, e está localizado nas antigas instalações do 'Engenho São João', que foi fundado no século XVI.
O museu ocupa uma área de cerca de 77 mil metros quadrados, cercado por reserva preservada da mata atlântica. Para continuarmos, gostaria de lhe perguntar: "Você sabe o que significa mecenas?".
Mecenas pode ser entendido como alguém que incentiva ou patrocina as atividades artísticas e culturais.
Fundador do museu, Ricardo Brennand era empresário e mecenas
Ricardo Brennand, fundador do Instituto de mesmo nome, foi um empresário, mencenas e colecionador pernambucano.
Brennand nasceu em Cabo de Santo Agostinho em 1927. De descendência inglesa, formou-se em engenharia mecânica e civil.
Atuou por décadas na empresa da família ao lado seu primo, Cordélio. Apreciador das artes, Ricardo Brennand tornou-se grande colecionador de peças históricas.
O empresário adquiria suas obras através de sua viagens nacionais e internacionais, principalmente às que fazia para a Ásia e Europa.
Entre as obras que o mecenas mais gostava estão, armas brancas e pinturas medievais da idade média.
No 'Castelo São José' está à mostra uma grande quantidade de armas brancas que era a paixão
do empresário, Ricardo Brennand, fundado do instituto.
As esculturas neoclássicas também estavam dentro da preferência e acervo de Brennand
que buscava pelas peças através de coleções particulares, museus e leilões.
"Ainda criança, ganhei um canivete do meu pai. O que seria um brinquedo, veio despertar em mim uma vocação de colecionador". Ricardo Brennand A paixão por coleções começou justamente após ser presenteado pelo pai, Antônio Luiz de Almeida Brennand. O empresário faleceu em 2020, vítima das complicações do novo coronavírus.
Em seu complexo de edificações estão, o museu Castelo São João (armas brancas - foto ao lado), um dos locais onde os turistas mais se impressionam. A pinacoteca, biblioteca, auditório, jardim das esculturas, galeria de exposições temporárias e museu de cera (imagens abaixo). O local ainda conta com restaurante e capela. "Quando o Deus quer o homem sonha e a obra nasce", Ricardo Brennand.
O instituto Ricardo Brennand está localizado na Rua Inário Campelo, 700, Várzea - Recife. Horário de visitação, de terça á domingo de 13 às 17 horas. Última entrada de visitantes às 16h30, mas aconselho chegar mais cedo, para dar tempo de percorrer por todos os espaços.
Comentários