Guarda do Embaú o paraíso dos surfistas
A filosofa e cineasta, Susan Santang, disse uma certa vez, "Eu não visitei todos os lugares, mas está na minha lista".
Se você assim como Susan, não visitou todos os lugares, mas já possui uma lista, sugiro que inclua a Guarda do Embaú em Santa Catarina.
A praia está localizada no município de Palhoça em Santa Catarina, há 56,6 KM da capital, Florianópolis.
Foi eleita pelo jornal britânico 'The Guardian', como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.
Escolhida também pelas revistas brasileiras, Terra e Playboy.
Frequentada em sua maioria por surfistas, a Guarda já foi uma pequena vila de pescadores. Isso antes de se tornar um ponto turístico.
Seu nome teria surgido após o naufrágio de um navio pirata, na região. Os corsários que continham ouros, resolveram enterrá-los na costa, dentro de baús, dando origem ao nome.
A lenda acabou atraindo curiosos à procura de riquezas.
Em 27 de outubro de 2015, tornou-se a 'Nona Reserva Mundial do Surf' (RMS) pelo 'Conselho Visional das Reservas Mundiais do Surf, com sede na Califórnia. É a primeira do Brasil, que tem outras reservas no Chile, México, Estados Unidos, Austrália, entre outros.O rio forma uma pequena piscina com rochas (é possível atravessar andando, quando ele não está cheio), barcos cobram cerca de R$ 4, para a travessia.
A área de preservação ambiental (APA) ao entorno da costa e a APA da baleira branca são tombadas pela Unesco, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
O verde da área, com a beleza do mar azul e o contraste do Rio Madre dão um charme todo especial ao lugar.
A pequena vila é cheia de restaurantes e lojas de presentes. O público em sua maioria é de jovens e as tribos são bem diversificadas. E como em quase todo o estado, a Guarda do Embaú também oferece trilhas.
Comentários